1) Observe a sequência abaixo e responda:
história – amigo – língua –caderno- chinelo
Em relação a sílaba tônica, o que essas palavras têm em comum?
_____________________________________________________________
2) Na tirinha abaixo há duas palavras oxítonas acentuadas e uma proparoxítona. Identifique-as e copie na linha abaixo:
Oxítonas__________________ , _____________________
Proparoxítona_________________________
3) Escreva as palavras correspondentes as abreviações
a) prof._____________________
b) adj.______________________
c) m_______________________
d) h.________________________
e) cm__________________
f) esc.__________________
g) méd.________________
h) min._________________
4) Acrescente o prefixo “in” ou “im” e diga o que significa a palavra formada
_____perfeito______________________________________
_____justiça_______________________________________
_____certo________________________________________
_____possível_____________________________________
_____puro_________________________________________
5) Complete:
a) O substantivo relaxamento é derivado de _________________ , portanto esse substantivo é chamado de _____________________.
b) “Churrasco” é um substantivo_____________________ e dele podemos derivar os substantivos ____________________ , ____________________ , _______________________.
c) chavear, chaveado e chaveiro são substantivos__________________do substantivo_____________ que é chamado de substantivo _______________.
d) Paixão é um substantivo_____________________.
e) livraria é um substantivo _____________________do substantivo _____________. Esse substantivo é chamado de substantivo______________.
6) Complete com “X” ou “CH”
bai____o
enfai___ar
fi___a
col___a
co___a
cai____a
borra____a
_____iclete
____ute
rela___ar
7) Separe as palavras abaixo escritas com “X”, porém com sons diversos, em suas devidas colunas.
faixa – expectorante – caixa – exaltar – táxi – tóxico – exemplo – abaixo –
explicar – fixo – exame – enxame – enxada – texto – explicação - complexo
êxito – exausto – expediente – exército - caxumba
Som de Z | Som de S | Som de CH | Som de CS |
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8) Classifique as interjeições:
a) Ei! Ande logo senão vamos perder o ônibus________________________
b) Você conseguiu passar no concurso! Viva!__________________________
c) Vou embora, já está tarde. Até logo!________________________________
d) Ufa! Consegui chegar antes da loja fechar.___________________________
9) Observando a cena acima diga qual é a interjeição usada nessa situação.
_____________________________________________________
Adirene Santos - Professores Solidários
Parabéns!Gostei muito dessas atividades.Está me auxiliando na elaboração das minhas avaliações.
ResponderExcluirAnônimo
ResponderExcluirGostei mto do seu blog. Suas atividades são mto boas. Vai me ajudar mto, pois leciono p/ o 4º e 5º ano tb.
Abraços
me emocionei ao ver uma prova minha no seu blog, Helena! kkkkkk emt feliz em ver q ela esta ajudando outros profs.
ResponderExcluirBjs
Adirene
MUITO BOM!!!!!!! GOSTEI BASTANTE.
ResponderExcluirGostei muito dos exercícios.Vai me ajudar muito na prova!!!
ResponderExcluire as respostas
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluirAdorei suas atividades, elas me ajudam na elaboração de outras. Obrigada!
ResponderExcluirArrasou!
ResponderExcluirAmei as questões!
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