Bem-vindos!!!!
Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.
terça-feira, 26 de julho de 2011
quinta-feira, 7 de julho de 2011
O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947.
1. A expressão “Meu Deus” significa que o autor:
a) ( ) alegrou-se com a cena.
b) ( ) ficou indiferente.
c) ( ) solucionou um problema social.
d) ( ) fiou chocado com o espetáculo.
2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é por que:
a) ( ) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.
b) ( ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
c) ( ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
d) ( ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.
3. Essa admiração nos dá o sentimento de:
a) ( ) prazer.
b) ( )admiração.
c) ( ) pena.
d) ( ) desprezo.
4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) ( ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.
b) ( ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) ( ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) ( ) o homem deve ser tratado como animal.
5. O que motivou o bicho a catar restos foi:
a) ( ) a própria fome.
b) ( ) a imundice do pátio.
c) ( ) o cheiro da comida.
d) ( ) a amizade pelo cão.
6. O assunto do texto é:
a) ( ) a imundice de um pátio.
b) ( ) um bicho faminto.
c) ( ) a comida que as pessoas jogam fora.
d) ( ) a triste situação de um homem.
7. Destaque o verbo nesta frase: “Vi ontem um bicho na imundice do pátio.”
8. Este poema serve para:
a) ( ) distrair.
b) ( ) informar sobre um acontecimento.
c) ( ) partilhar um sentimento.
d) ( ) informar sobre a vida de um homem.
9. Esse texto apresenta:
a) ( ) fato.
b) ( ) opinião.
c) ( ) descrição.
Maria Aparecida Rosa Gonçalves - Professores Solidários
Atividades
a) Podemos observar três onomatopéias na tirinha acima. Diga o que representa cada uma:
1)________________________________________________
2)________________________________________________
3)_______________________________________________
b) Qual o tipo de balão presente nessa tirinha?
_____________________________________________Há dois tipos de balões na tirinha acima. O que representam?
1) ___________________________________________
2)____________________________________________
A onça andava louca para devorar o coelho.
Mestre coelho, que era muito esperto, imaginou um plano para acabar com a perseguição. Viu que a onça se aproximava e começou o seu planinho. Pegou o facão e pôs-se a juntar cipós, apressado e ansioso.
A onça achou aquilo muito estranho e perguntou:
— Para que tanto cipó, mestre coelho?
— Pois não sabe, comadre onça? Acontece que Tupã está furioso com todos os bichos da floresta e vai mandar um castigo terrível! Logo mais começa o Dia da Ventania Final!
— Dia da Ventania Final?! — espantou-se a onça. — O que é isso?
— É que vai ventar como nunca antes ventou no mundo. Vai ventar tanto que nenhum bicho vai conseguir ficar de pé na terra. Vai tudo pelos ares!
— Que horror! — horrorizou-se a burra da onça. — E o que é que se pode fazer?
— Quem não for bobo tem de pedir para alguém amarrá-lo bem amarrado numa árvore bem grossa. Eu estou juntando esses cipós aqui e vou correndo pra casa amarrar todos os meus filhinhos!
A onça estava apavorada:
— Me ajude, amigo coelho! Não quero ser levada pela ventania. Me amarre primeiro!
— Desculpe, comadre onça, mas não posso. Tenho de ir correndo pra casa e amarrar meus filhinhos.
— Não faça isso comigo, compadre coelho, por favor! Me amarre!
A onça tanto insistiu que o coelho, depois de fingir que recusava, acabou concordando. Amarrou a danada da onça muito bem amarrada, com uma porção de cipós, na árvore mais forte da floresta!
E foi feliz para casa, deixando a burra da onça muito bem amarradinha e muito satisfeita, à espera da ventania que nunca haveria de aparecer...
Pedro Bandeira. O dia da ventania. São Paulo
SEED editorial, 2001
1) O coelho elaborou um plano porque tinha um problema com a onça. Qual era esse problema?
2) Qual era o plano?
3) Segundo o coelho, quem estava furioso com os bichos e o que ia acontecer?
4) De quantos parágrafos o texto é formado?
5) Qual o sinal de pontuação que inicia o quarto parágrafo? Para que serve?
6) Qual o sinal de pontuação que termina o quarto parágrafo? Para que serve?
7) O plano do coelho deu certo? Por que?
8) Dê um outro título para o texto.
9) O texto conta que mestre coelho era muito esperto e que a onça era "burra". Vocês concordam? Por quê?
Adirene Santos - Professores Solidários
Gramática - 4º ano
Retire do texto um:
a) pronome:.....................................................................
b) verbo: ...............................................................................
c) substantivo: .................................................................
d) pronome: ........................................................................
2- Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes adequados:
a) Gabriel e André são muito inteligentes. Gabriel e André adoram estudar.
b) Joana e eu fomos ao cinema. Joana e eu assistimos o filme “A nova onda do Imperador”.
c) Pablo foi passar as férias na casa da avó. Pablo adora ir para lá.
d) Beatriz e Ana são muito amigas. Beatriz e Ana adoram brincar juntas.
3- Complete as frases com os pronomes: eu – ele – eles - nós – elas:
a) ........................ adoro tomar sorvete.
b) ........................ ficamos muito felizes com as notas das provas.
c) ........................ trabalha na fábrica de artigos esportivos.
d) ....................... foram juntas ensaiar a dança.
e) ....................... cheguei em casa atrasado.
f) ....................... eles gostam de jogar futebol nos finais de semana.
4- Circule os encontros vocálicos das palavras:
peneira coração saúde
fêmea besouro carruagem
joelho poeta água
Lua gaiola silêncio
5- Circule os dígrafos das seguintes palavras:
queimada garra flor machado assado
bravo cobra velho telha piscina
massa grama fogueira cheio passarinho
6- Separe as sílabas das palavras e classifique-as quanto ao número de sílabas (monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba)
Mês
Construção
Nascimento
Noite
Sol
Pacote
Passarinho
Casca
7- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:
a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)
a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)
8- Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)
Luciene Perez - Professores Solidários
Avaliação de Português
1) Observe a sequência abaixo e responda:
história – amigo – língua –caderno- chinelo
Em relação a sílaba tônica, o que essas palavras têm em comum?
_____________________________________________________________
2) Na tirinha abaixo há duas palavras oxítonas acentuadas e uma proparoxítona. Identifique-as e copie na linha abaixo:
Oxítonas__________________ , _____________________
Proparoxítona_________________________
3) Escreva as palavras correspondentes as abreviações
a) prof._____________________
b) adj.______________________
c) m_______________________
d) h.________________________
e) cm__________________
f) esc.__________________
g) méd.________________
h) min._________________
4) Acrescente o prefixo “in” ou “im” e diga o que significa a palavra formada
_____perfeito______________________________________
_____justiça_______________________________________
_____certo________________________________________
_____possível_____________________________________
_____puro_________________________________________
5) Complete:
a) O substantivo relaxamento é derivado de _________________ , portanto esse substantivo é chamado de _____________________.
b) “Churrasco” é um substantivo_____________________ e dele podemos derivar os substantivos ____________________ , ____________________ , _______________________.
c) chavear, chaveado e chaveiro são substantivos__________________do substantivo_____________ que é chamado de substantivo _______________.
d) Paixão é um substantivo_____________________.
e) livraria é um substantivo _____________________do substantivo _____________. Esse substantivo é chamado de substantivo______________.
6) Complete com “X” ou “CH”
bai____o
enfai___ar
fi___a
col___a
co___a
cai____a
borra____a
_____iclete
____ute
rela___ar
7) Separe as palavras abaixo escritas com “X”, porém com sons diversos, em suas devidas colunas.
faixa – expectorante – caixa – exaltar – táxi – tóxico – exemplo – abaixo –
explicar – fixo – exame – enxame – enxada – texto – explicação - complexo
êxito – exausto – expediente – exército - caxumba
Som de Z | Som de S | Som de CH | Som de CS |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
8) Classifique as interjeições:
a) Ei! Ande logo senão vamos perder o ônibus________________________
b) Você conseguiu passar no concurso! Viva!__________________________
c) Vou embora, já está tarde. Até logo!________________________________
d) Ufa! Consegui chegar antes da loja fechar.___________________________
9) Observando a cena acima diga qual é a interjeição usada nessa situação.
_____________________________________________________
Adirene Santos - Professores Solidários
Avaliação de Português
Encontre o vocativo na tirinha acima e escreva-o na linha abaixo
_____________________________________
No primeiro quadrinho da tirinha ao lado, há uma interjeição. Qual é? Classifique-a.
________________________________________
_____________________________________________
a) o povo do Ceará é extremamente gentil
b) o xinxin de galinha é um prato da cozinha da Bahia
c) o chimarrão é uma bebida do Rio Grande do Sul
d) Ana Laura e sua irmã nasceram no Paraná
5) Observe as frases abaixo e classifique os verbos em : verbos de ação, fenômenos da natureza, estado ou modo infinitivo.
a) Amanhã acordarei às 7h para tomar café às 8h e passear com o cachorro às 9h.
b) Está semana fez muito frio. Choveu, ventou, trovejou e nevou em alguns lugares do Brasil.
c) Ana estava muito triste ontem, pois seu cachorrinho de estimação sumiu.
d) Minha irmã é muito carinhosa, porém é muito brava.
e) A professora de Arte foi muito exigente com o aluno.
f) A bailarina era linda e dançou muito bem.
6) Complete com “G” ou “J”
___ar____anta ____ipe Massa____em Laran____a Desvanta_____em | Estraté______ia Ima_____inava In____erida Contà____io Man____ericão |
7) Complete com artigo definido ou indefinido.
_____raposa era perseguida por _____ caçadores, quando viu ____ lenhador e suplicou que ele a escondesse. ____ homem então lhe aconselhou que entrasse em sua cabana.
De imediato chegaram ____ caçadores, e perguntaram ao lenhador se havia visto ______raposa.
Com ______cabeça ele disse que não, mas com sua mão disfarçadamente mostrava onde _____ raposa havia se escondido.
_____ caçadores não compreenderam _____ sinais da mão e confiaram no que ____ homem havia dito com _____palavras.
_____ raposa, ao vê-los irem, saiu sem dizer nada.
_____ lenhador a reprovou porque, apesar de tê-la salvo, não agradecera, ao que ____ raposa respondeu:
— Agradeceria se tuas mãos e tua boca tivessem dito o mesmo.
Moral da história: Não negues com teus atos, o que pregas com tua boca.
8) Identifique as interjeições e classifique-as.
a) _Ei! Não fujam, seus covardes, disse virando-se para os moinhos.
_______________________________
b) Cuidado! Não são gigantes!
________________________________
c) Julia perguntou se Bia gostaria de ver TV. Bia respondeu: _ Claro, esta chovendo muito para sair.
____________________________________
d) Ah! Quantos presentes!
____________________________________
9) Copie os vocativos das frases abaixo:
a) Senhor, não são gigantes. São moinhos.
______________________________________
b) Veja, Sancho! Gigantes!
______________________________________
c) Silêncio, amigo Sancho, porque os cavaleiros andantes sabem suportar os ferimentos com estoicismo.
__________________________________________
d) _ Está bem, Sancho, vamos cuidar das feridas com estoicismo, água e sabão.
_______________________________________
Assinar:
Postagens (Atom)