O sol se escondia atrás dos montes e o girassol, todo desfeito, acompanhava, com tristeza o entardecer.
Quando amanheceu e o sol começou a jorrar seus raios sobre a terra, o girassol encheu-se de vida e jogou fora sua tristeza.
Sua alegria porém, durou pouco, porque eis que veio o lavrador e colheu quase todas as sementes, para serem esmagadas pelas máquinas dos homens e se transformarem em óleo comestível.
As poucas sementes que restaram, logo foram arrebatadas pelo vento, que soprava fortemente.
E o girassol então pensou: “Só me resta um consolo! As sementinhas tocadas pelo vento, vão formar novas plantinhas e quem sabe longe das máquinas ameaçadoras dos homens.
Bendito seja o vento, que me faz multiplicar!”
1. Pinte os parágrafos do texto usando lápis coloridos diferentes.
2. Quantos parágrafos você pintou?____________
3. Quem é o personagem principal dessa história?
4. Por que o girassol ficou triste?
5. O que o lavrador fez?
6. O que aconteceu com as sementes que sobraram?
7. Por que o girassol gostava do vento?
8. Você já viu um girassol? Você sabe por que ele tem esse nome? Pesquise e escreva abaixo:
9. Separe em sílabas a palavra GIRASSOL.
10. Quantas sílabas essa palavra tem?______
11. As palavras são classificadas quanto ao número de sílabas em:
*monossílabas- uma sílaba
*dissílabas- duas sílabas
*trissílabas- três sílabas
*polissílabas- quatro ou mais sílabas
Classifique as palavras abaixo quanto ao número de sílabas usando números:
( 1 ) monossílabas ( 2 ) dissílabas
( 3 ) trissílabas ( 4 ) polissílabas
( ) sol ( ) atrás ( ) desfeito
( )tristeza ( )acompanhava ( ) sementes
( ) longe ( ) restaram ( ) vento
12. A letra G apresenta sons diferentes de acordo com as vogais que o acompanham!
Com A,O e U forma uma família onde dizemos:
GALO GAVETA
Com E e I forma uma outra família onde o som é igual a J:
GELO GELADEIRA
Também temos um som diferente quando se coloca a letra U entre as letras E e I:
FOGUEIRAGUITARRA
13. Procure no texto o que se pede e preencha os quadros colocando uma letra em cada espaço:
a) O sinônimo de sobraram ( 4º parágrafo):
b) Tem o mesmo significado de levadas (5º parágrafo):
c) O sinônimo de modificarem. (3º parágrafo)
d) O antônimo de anoiteceu (2º parágrafo)
14. Qual parágrafo nos fala para onde foram as sementes que ficaram na flor?
Numere de 1 a 4, de acordo com a ordem dos acontecimentos:
______As sementinhas formaram novas plantinhas.
______O Sol chegou e o girassol ficou muito feliz.
______Algumas sementes foram levadas pelo vento, que soprava fortemente.
______Veio um lavrador e colheu quase todas as sementes do girassol.
Numere as ilustrações:
Observe a frase:
O lavrador colheu as sementes.
Circule o verbo dessa frase.
Em que tempo verbal ele está conjugado?______________
Reescreva essa frase no futuro:
_______________________________________________
E agora no presente:
_______________________________________________
Professores Solidários - Marta Bernardes
Olá, adorei seu blog é tudo que estou precisando, as atividades de interpretação de textos são ótimas, você tem o gabarito delas??? Se for possível me envia.
ResponderExcluirMuito bom seu Site
ResponderExcluirValeu, professora!
ResponderExcluirCadê a resposta
ResponderExcluir