1- Um menino com mania de cientista deixou um aviso preso na porta do seu quarto. Leia-o, e encontre os erros que o menino por distração acabou cometendo. ( 8 erros) Depois reescreva o bilhete, fazendo as correções:
querida família,
mantenha distância do meu quarto – laboratório. estou trabalhando em experiências úteis à humanidade.
pense no privilégio de ter um gênio em casa, que logo entrará para a história, e não perturbe.
mauricio
a) Para quem é o bilhete?
________________________________________________________________________________________________________________
b) Quem escreveu o bilhete?
________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual o assunto do bilhete?
________________________________________________________________________________________________________________
d) Por que nesse bilhete não tem data?
________________________________________________________________________________________________________________
2-Reescreva o texto em 4 parágrafos e coloque o título:
A Partida. Depois de instalado, o astronauta acionou a alavanca dos controles e, como num passe de mágica, tudo começou a funcionar. Acenderam-se as luzes, os painéis se iluminaram, o motor foi acionado e o radiotransmissor começou a emitir sinais. O astronauta ajustou os fones ao ouvido e disse que estava pronto e que lhe desejassem boa sorte. E, um minuto após, a nave não era mais que um pontinho luminoso, nos painéis de controle da Terra.
1- Copie o texto, colocando o título e fazendo os parágrafos:
- Título
- 1º parágrafo : A chegada do pacote
- 2º parágrafo : Como era e a quem se destinava
- 3º parágrafo : Tentando saber sem abrir
- 4º parágrafo : Receio de saber
- 5º parágrafo : Decisão
A Surpresa. Não estava em casa quando o trouxeram. Era pequeno, embrulhado com papel-veludo e um cartãozinho escrito a máquina: para Serafina. Segurava o pacote, devia ser uma caixinha, sentia-lhe o peso, cheirava-o. Mas o pacote não dava nenhuma pista: nem som, nem cheiro, nem textura que deixasse adivinhar o conteúdo. E por que não abrir? Porque ali podia haver a realização de um sonho, como também ser apenas a expressão de uma brincadeira de mau gosto. De vez em quando, ela também não aprontava? Tinha de abrir. E seria agora. Um dois e ...
a) Continue o texto contando o que aconteceu depois: o que era o pacote, o que fez com ele, como a personagem ficou, etc.
b) Retire do texto:
-uma frase interrogativa:____________________________________
_______________________________________________________
-uma frase negativa:_______________________________________
________________________________________________________
2- Empregue a letra maiúscula onde for necessário. Reescreva o texto em seu caderno fazendo as devidas correções:
o diário popular informou que ainda existem índios no estado de mato grosso e que o escritor das crianças monteiro lobato, nasceu na cidade de taubaté.
Atividade enviada por Solande Orlandeli para Professores Solidários.
Amei essas atividades. Parabéns pelo seu blog. Sou estagiária numa escola publica em São José dos Campos...Fico numa sala do 4º ano do Ensino Fundamental e vou levar essas atividades para a professora da sala. Muito obrigada por essas sugestões. Rosilene
ResponderExcluirAmei , irei utilizá-lo em minhas aulas!
ResponderExcluirA-D-O-R-E-I SEU BLOG FLOR....
ResponderExcluirOBRIGADA DE CORAÇÃO POR PARTILHAR IDEIAS TÃO FANTASTICAS CONOSCO, QUE ESTAMOS COMEÇANDO AGORA.
BJS
ANDY
Perfeito! Amei seu blog. Parabéns. Maria Regina-Eunápolis-BA
ResponderExcluirOlá, vc poderia passar a resolução.
ResponderExcluirGrata
Marta
Este Blog é ÓTIMOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!
ResponderExcluirboa tarde !
ResponderExcluirPoderia passar a resolução ?
Estou usando seu blogo . ára estudar para as provas com meu filho de 9 anos .
Agradecida !!!
Alessandra Rocha
Alessandra, eu recebo as atividades sem as respostas. Coloco no blog como recebo. Infelizmente não tenho a resposta de todas as atividades. Nem todas são de minha autoria. Que bom que o blog está sendo útil para você. Abraços!!!!
ResponderExcluirBoa noite.mim manda a resposta da frase interrogativa desse texto é a negativa?Por favor
ExcluirProf.Helena gostei muito das suas ativdade voçê tem mais atividade de paragrafação.pois me envie .obrigado
ResponderExcluirEu agradeço muito essas atividades! Estou com turmas de sexto ano que não usam parágrafos em redação! =(
ResponderExcluirAmei, colega! Estou copiando.
ResponderExcluirGrata!
Utilizei essas atividades para prova de Língua Portuguesa do meu filho.
ResponderExcluirÓtima atividade!
ResponderExcluirAdorei o blog!
ResponderExcluirAMEI ESSE BLOG, OBRIGADA PELAS DICAS
ResponderExcluirAdorei seu blog, precisávamos de algo assim! Beijo.
ResponderExcluirSimplesmente ÓTIMA!!!
ResponderExcluirÓtimo Blog! Uma ferramenta a mais. Um abraço!
ResponderExcluirParabéns, comecei a lecionar para o quarto e quinto ano este ano e realmente é difícil encontrar atividades contextualizadas. já marquei como favorito.
ResponderExcluirOlá, prof@ Helena! Estou adorando suas atividades.!!
ResponderExcluirOlá, prof@ Helena! Estou adorando suas atividades.!!
ResponderExcluir
ResponderExcluirMe passsas repostas
Me passa as respostas por favor.
ResponderExcluirParabéns,professora Helena,pelo seu blog! Vai ser muito útil para mim e minhas colegas para ensinar este assunto e vários outros que iremos precisar! Saudações e agradecimentos nossos!
ResponderExcluirTem o gabarito?
ResponderExcluirParabéns pelas atividades!! Ótimas ideias... Obrigada!!
ResponderExcluirMuito bom, obrigada.
ResponderExcluirGostei!
ResponderExcluirMuito obrigada pela dica!!!
ResponderExcluirGostei muito das atividades. Parabéns
ResponderExcluirPode enviar as respostas, por favor?
ResponderExcluirObrigada!
Obrigada, vou utilizar.
ResponderExcluirExcelentes atividades!
ResponderExcluir