Florianópolis, 14 de abril de 1984. Após abandonar casa, carro, trabalho,escola e o conforta da vida em terra firme, Vilfredo e Heloísa Schürmann acompanhados dos filhos Wilhelm, David e Pierre, à época com 7, 10 e 15 anos de idade zarpam para realizar o sonho de suas vidas: dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.
Para tornar o sonho possível, a preparação foi longa e exigiu sacrifícios. Eles dedicaram um ano de planejamento para cada ano passado no mar. Antes de partir, venderam bens no Brasil. E, durante a aventura, sempre que as economias ameaçavam acabar, a família arregaçava as mangas e trabalhava. Eles fizeram um pouco de tudo: charters com o veleiro; os meninos deram aulas de windsurfe e mergulho; Heloísa escreveu artigos para revistas e publicações especializadas.
O esforço valeu a pena! Em sua primeira grande aventura, a família Schürmann passou dez anos no mar. Eles singraram os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. E conheceram lugares como Barbados, Galápagos, Bora Bora, Ilhas Fiji, Madagascar e Cidade do Cabo, entrando em contato com uma riquíssima diversidade paisagística, cultural e humana.
Wilhelm e David eram apenas crianças quando saíram do Brasil. Pierre, adolescente. Os três cresceram à bordo. Estudaram por correspondência. Em 1994, a experiência de viver no mar havia contribuído para transformá-los em jovens saudáveis e bem informados, preparados para enfrentar a vida de maneira ética e responsável, com determinação para atingir seus objetivos, sempre respeitando o ser humano e o meio ambiente.
Wilhelm foi o único dos filhos que permaneceu dez anos ininterruptos a bordo. Em 1988, Pierre decidiu estudar administração de empresas nos Estados Unidos, onde morou até 1994. Em 1991, David aproveitou uma temporada da família na Nova Zelândia e por lá ficou, graduando-se em cinema e televisão. Só voltou ao Brasil em 1999. Após trabalhar com audiovisual na Nova Zelândia e nos Estados Unidos.
Os Schürmann foram a primeira família brasileira a completar uma volta ao mundo a bordo de um veleiro. Mais importante que a fascinante oportunidade de conhecer o mundo, a convivência permitiu a Vilfredo, Heloísa , Wilhelm, David e Pierre Schürmann o privilégio de compartilhar em família a grande aventura da vida.
Agora, responda:
1) O que você achou da aventura da família Schürmann?
2) Qual o objetivos desse texto? Contar a viagem de uma família ou explicar ao leitor como viajar?
3) O que é realizar um sonho na vida?
4) Realizar um sonho é fácil ou difícil?
Atividade enviada por Solange Orlandeli para Professores Solidários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!