Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim para ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo e respondeu:
- É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.
Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez.
Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia,
uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou
a velhinha e, todas às vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo à senhora passar. Não dou parte, não apreendo não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
- O senhor promete que não “espaia”? – quis saber a velhinha.
- Juro – respondeu o fiscal.
- É lambreta.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo à senhora passar. Não dou parte, não apreendo não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias?
- O senhor promete que não “espaia”? – quis saber a velhinha.
- Juro – respondeu o fiscal.
- É lambreta.
Para gostar de ler,
vol. 8
São Paulo, Ed. Ática,
1987
Compreensão
do texto.
Marque
com um x a alternativa correta.
1. Na expressão “manjo essa coisa de contrabando”, a palavra “manjo” quer dizer que o
guarda: (0.25)
a) ás vezes vê contrabando.
b) Conhece pouco de contrabando.
c) Engana-se com as pessoas.
d) Entende de contrabando.
2. Na expressão “tocar a lambreta”, entende-se: (0,25)
a) Colocar a mão na lambreta.
b) Desligar a lambreta.
c) Ligar a lambreta.
d) Sair com a lambreta.
3. Esse texto é: (0,25)
a) Narrativa com discurso direto
b) Poesia
c) Informativo
d) Narrativa com discurso indireto
4. O final do texto é surpreendente. Por quê?
(0,5)
5. Você sabe o que é contrabando? O que acha
disso? (0,5)
6. O
texto tem _________ parágrafos. (0,35)
Gramática
1. A palavra velhinha
tem três sílabas sendo que a mais forte, ou a que falamos com mais intensidade
é a sílaba lhi. Quanto a sílaba
tônica (sílaba mais forte da palavra) elas são classificadas em:
·
Oxítonas: quando a
sílaba tônica é a última.
·
Paroxítonas: quando a
sílaba tônica é a penúltima.
·
Proparoxítonas:
quando a sílaba tônica é a antepenúltima.
Retire do texto o que se pede: (0,5 cada)
a) (§ 2) duas palavras
oxítonas______________________________________________
b) (§11 ) uma palavra paroxítona____________________________________________
c) (§ 4 e 9) uma
palavra proparoxítona_______________________________________
d) (§ 8) dois
ditongos______________________________________________________
e) (§ 1) dois hiatos_______________________________________________________
f) (§ 6) três monossílabos tônicos____________________________________________
g) (§ 12) um
tritongo______________________________________________________
2.
Pontue adequadamente a frase abaixo seguindo as
indicações. (2,0)
“PERDOAR
NUNCA MATAR”
|
ü Para dizer que devemos perdoar sempre.
___________________________________________________________
ü Para dizer que não devemos perdoar.
__________________________________________________________
3.
Acentue as palavras adequadamente. (2,4)
SANDUICHE
– HABITO – TAMBEM – HEROI – MEDICO – CEDULAS
VOCES
– CIPO – SAUDE – PROVEM – NINGUEM – PROPOS
Profª Graciela Lopes
;)))))
ResponderExcluirrespostas
ExcluirADOREI !!! até me ajudou na escola pq eu não tinha copiado o texto :3 ameei vlw a e sou do 6 ano
ExcluirEu tambem sou do 6 ano
ExcluirMuito bons seus textos, parabéns!
ResponderExcluirrespostas
ResponderExcluirÉ respostassssd!!!
ExcluirAdorei as atividades. Vou aplicar no quinto ano
ResponderExcluirQuando me perguntam quando eu comecei a gostar de literatura a primeira coisa que me vem a cabeça é esse texto da velha contrabandista :)
ResponderExcluirhttp://livrandocommar.blogspot.com.br
Alguém me fala 2 palavras oxítonas paroxítonas e proparoxítonas
ResponderExcluirMaravilha. Mas, sinto falta das respostas. Você pode postar? Agradeço imensamente.
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