sábado, 11 de dezembro de 2010

Quem tem asas

 
Passarinhos
São os mais coloridos
Dos anjinhos.

Passarinhos
São crianças.

Enquanto eles voam
Porque são o que são,
Elas podem voar
Com as asas
Da imaginação.

Fonte: ‘Fora da gaiola e outras poesias’
Lalau e Laurabeatriz - Companhia das Letrinhas.



QUESTÕES:

1. Este texto é um poema por que:

a.  (   )  É organizado em três partes.
b.    (   ) Fala de passarinhos e de imaginação.
c.    (   ) Se organiza em versos e estrofes.
d.    (   ) As palavras passarinhos e anjinhos rimam.


2.  A leitura deste poema pode ser interessante para o leitor por que:

a.  (   ) É composto de uma sonoridade agradável aos ouvidos.
b.    (   ) Traz informações sobre a fauna brasileira.
c.    (   ) Traz informações específicas sobre os passarinhos coloridos.
d.    (   ) Faz o leitor esquecer dos problemas.


3. No texto, a sonoridade das palavras “passarinho” e “anjinhos” nos transmitem um sentimento de:

a. (   ) delicadeza.
b. (   ) satisfação.
c. (   ) diversão.
d. (   ) insegurança.

4. Os trechos “Enquanto eles voam / Porque são o que são” estão falando algo sobre:

a. (   ) as crianças.
b. (   ) os coloridos.
c. (   ) os anjinhos.
d. (   ) os passarinhos.


5. Nos trechos “Elas podem voar / Com as asas / da imaginação”, a palavra “elas” refere-se a:

a.    (   ) passarinhos.
b.    (   ) crianças.
c.    (   ) imaginação.
d.    (   ) asas.

6. O poema compara:

a. (   ) crianças e cores.
b. (   ) pássaros e crianças.
c. (   ) pássaros, anjos e crianças.
d. (   ) pássaros, cores e crianças.


2 comentários:

  1. Admiro pessoas como você, com essa disponibilidade de enriquecer cada vez mais a educação

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Gisele. Amo o que faço e espero ajudar vocês com o blog. Beijos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é muito importante!!!