Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Atividades para simulado


1) Leia  o  texto  abaixo  e  responda  às  questões  seguintes.
                 Quem  tem  medo  de  aranha?

 A  maior  parte  das pessoas  tem  pavor  de  aranhas. Mas  não  é  uma  aranha  magrinha.Em  geral , só  temos  medo  daquelas  aranhas  enormes  e  bem  peludas. Sorte  das  pequenas  e  azar  nosso. Muito  usadas  nos  filmes de  terror , as  aranhas  peludas , como  a  caranguejeira  ,  e  o  escorpião  ganharam  fama  de  maus.Pois  saiba  que   as  aranhas  mais  venenosas  e  cuja  picada  pode  trazer  problemas  para  você  são  as  pequenas. E  o  escorpião  ,  ao  contrário do  que  se  divulga  , só  ataca  quando  é  machucado__ um  pisão  , por  exemplo.
 A  caranguejeira  não  possui  um veneno  potente , capaz  de  fazer  mal  ao  ser  humano. O  escorpião possui  veneno  mais  tóxico  que  o  da  aranha. Sua  picada  causa  muita  dor  e  inchaço. O  soro  contra  a  picada  do  escorpião  é  o  antiescorpiônico  ou  antiaracnídeo.

                     Revista 

Caranguejeira  é  um  tipo  de  :
a)(   )  escorpião
b)(   ) caranguejo
c)(   )  aranha
d)(   ) soro

Leia:”O  escorpião  possui  veneno mais tóxico  que  o  da  aranha. Sua  picada  causa muita  dor  e  inchaço.”  A  palavra  “sua”  refere-se:
a)(   ) ao  escorpião
b)(   ) ao  veneno
c)(   ) à  aranha
d)(   ) ao  tóxico

O  objetivo  do  texto  é  informar  sobre:
a)(    ) como  cuidar de  aranhas  e  escorpiões.
b)(   ) o  veneno  das  aranhas  e  dos  escorpiões.
c)(   ) os  animais  utilizados  em  filmes  de  terror.
d)(   ) como  vivem  as  aranhas  e  os  escorpiões.

2)Leia  o  texto  abaixo  e  responda  às  questões  seguintes.

                       DE  PECINHA   EM  PECINHA

     Para  criar  mosaicos  os  artistas  costumam  fazer  um  desenho  em  papel.Depois , passam  a  figura  para  a  superfície  onde  vão  colar  as  pecinhas  que  definirão  o  trabalho.Elas  podem  ser  grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou  outro  material  qualquer.
     Para  conseguir  essas  peças , eles vão  cortando  vidro  ou  cerâmica  com  ferramentas  apropriadas , que  lembram  um  alicate.É  possível  usar  pedacinhos quadrados , retangulares , triangulares  e  até redondos  , dependendo  do  efeito que  o  artista  quer  dar  ao  seu  trabalho.
          Revista  Recreio

O  título  do  texto  pode  ser:
a)(   )  Como  criar  mosaicos
b)(   ) A  vida  dos  artistas.
c)(    ) Ferramentas  importantes.
d)(   ) Desenhos  em  papel.

Este  texto  serve  para:
a)(   ) contar  como  é  a  vida  dos  artistas.
b)(   ) ensinar  a  recortar  tirinhas  de  papel.
c)(   ) explicar  como  de  constrói  um  mosaico.
d)(   ) mostrar  como  trabalha  um  bom pintor.

Leia a  frase:”Elas  podem  ser  grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou  outro  material  qualquer”. Nesta  frase  , a  palavra  “elas” se   refere  às:
a)(   )  pecinhas
b)(   ) artistas
c)(   ) ferramentas
d)(   ) pinturas

3)Leia  o  texto  e responda  às  questões.

. Não  solte  pipas  em  dias  de  chuva  ou  quando    relâmpagos.
.Não  solte  pipas  perto  de  fios  telefônicos  ou  elétricos  ou  de  antenas. Procure  lugares  abertos  como  praças  , parques , campos  de  futebol etc.
.Se  a  pipa  enroscar  nos  fios , não tente  tirá-la. Sempre  é  melhor  perder  a  pipa  do  que  a  vida.
.Não   use  linha  metálica , como  fio  de  cobre  de  bobinas.
.Use  luvas  para  não  queimar  as  mãos na  linha.
.Olhe  bem  onde  pisa , especialmente  para  trás.
.Cuidado  com  ruas e lugares  movimentados.
.Atenção  com  motos  e  bicicletas: a  linha pode  ser  perigosa  para  elas.
.Não  use  linha  cortante(cerol).É  facílimo  cortar as  pessoas  com  elas,  e  inclusive  você  mesmo.
. Não  empine  pipas  sobre  lajes  e  telhados , pois  uma  queda  poderá  ser  fatal.

Qual  é  o  melhor  título  para  o  texto  que  você  leu?
a)(   ) Dicas  de  segurança  para  empinar  pipas.
b)(   ) Como  usar  o  vento  para  empinar  pipas.
c)(   ) Roupas  e  equipamentos  para  soltar  pipas.
d)(   ) O  que  você deve  usar  para  empinar  pipas.

Luvas  devem  ser  usadas  para:
a)(   ) enroscar  as  linhas  metálicas
b)(   ) proteger  as  mãos  de  queimaduras
c)(   ) segurar  os  fios  telefônicos  e  elétricos
d)(   ) desenroscar  a  pipa  dos  fios  elétricos

A  linha  pode  ser  perigosa  para  motos  e  bicicletas  porque:
a)(   ) as  crianças  são  muito  distraídas.
b)(   ) os  motoqueiros  dirigem  sem  atenção.
c)(   ) pode  causar  algum  acidente  grave.
d)(   ) pode  ficar  molhada  com  a  chuva.

O  texto  que  você  leu  serve  para:
a)(   ) contar  uma  história
b)(   ) vender  brinquedos
c)(   ) divertir  as  pessoas
d)(   ) orientar  as  pessoas

4)Leia  o  texto  abaixo:
           PORQUE  O  GALO  CANTA  AO  AMANHECER?

  O  galo  é  um  verdadeiro  despertador. Ao  nascer  do  dia , ele  canta  bem  alto  para  avisar  ao  galinheiro  que  continua  vivo  e  no  comando. O  cocoricó  tem a  função  de  assustar  qualquer  desafiante. É  o  jeito  que ele  encontrou  para  controlar  seu  território. Geralmente, o  galinheiro  tem  um  único  galo , pois    um  sobreviveria  à  disputa  pela  liderança.
      Marcelo  Duarte

De  acordo  com  o  texto  ,  o  galo  canta  ao  amanhecer:
a)(   ) para  acordar  quem  não  tem  despertador.
b)(   ) porque      um  galo  em  cada  galinheiro
c)(   ) para  manter  seu  poder  no  galinheiro
d)(   ) porque  precisa  avisar  que  o  dia  nasceu.

Cassiana Carla Marçal

O Quintal da Bicharada



            Era uma vez uma casa.A casa tinha um quintal.O quintal tinha um chiqueiro.O chiqueiro tinha três porquinhos. Os porquinhos eram irmãos.O mais velho se chamava Sabugo e era preto.O do meio se chamava Salsicha e era ruivo.E o mais moço se chamava Linguiçinha e era malhado.
            O quintal era muito pobre.Tinha um cachorro magro, um galo gordo, uma galinha arrepiada e um burro orelhudo.
            O cachorro vivia triste porque não encontrava nenhum gato para brigar com ele.A galinha andava muito contente porque era magra e a cozinheira não se lembrava de levá-la para a panela.O galo era um sujeito vaidoso, cantava como um tenor e sabia sempre as horas direitinho – isto só porque tinha engolido um relógio despertador.O burro pensava que era muito importante: contava história para os outros bichos, assim como eu estou contando agora para vocês.
                                               Érico Veríssimo

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

a) Como se chamava os três irmãos?

b) Destaque os adjetivos dos porquinhos

  • O mais velho era: ________________
  • O do meio era: ___________________
  • O mais moço era: _________________

Como era o quintal?


c)         Marque verdadeiro (V) ou falso (F):

(    ) O cachorro vivia triste porque não tinha nenhum gato para brincar.
(    ) A galinha andava contente porque sempre ia passear na cozinha.
(    ) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.
(    ) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.
(    ) O quintal era muito rico.Tinha um cachorro, um galo magro, uma galinha preta.
(     ) O galo era vaidoso cantava como um tenor.

e)Descubra no texto:

O titulo do  texto:_____________________________________

O autor:______________________________________________

Numero de parágrafos:_________________________________

Tipo de texto________________________________________

1)    Há no texto  frase negativa:
(A) No segundo parágrafo.
(B) No primeiro parágrafo.
(C) No último parágrafo.

2)    Retire do texto três palavras:

a-    Dissilabas______________________________________
b-    Trissílabas______________________________________
c-    Polissilabas___________________________________
d-    Monossilibas______________________________________

3)    Transforme uma frase do texto:
a)    Frase interrogativa_______________
b)    Frase interrogativa__________________

4)     Retire do texto 3 palavras que seja ditongo_________________


5)    Complete o texto a seguir com substantivos próprios, de modo que a história faça sentido:
_____________ é um menino muito criativo. Ele e seu amigo ___________  adoram inventar mil histórias e sempre criam super-heróis interessantes, como o _______________ ou o _________________.
          Eles gostaram tanto de criar o _________________, que até decidiram começar a escrever um livro sobre as aventuras dele. Por enquanto, deram ao livro o nome de ____________________________.
          Como acharam que o ___________________ ficava muito sozinho nas histórias, inventaram um cachorro companheiro para ele e lhe deram o nome de ___________________.
          Os dois amigos já chegaram até a levar algumas aventuras para a _________________, escola em que estudam. A professora _____________  gostou tanto, que sugeriu a publicação de uma das aventuras no ____________________, que é o jornal da escola.
          O sucesso foi tanto, que eles agora levam todos os meses uma aventura para ser publicada. Quem sabe um dia eles se tornam famosos com seu personagem favorito, o ___________________...

6)    Cada substantivo próprio que você usou na história se refere a um comum. Anote na tabela o substantivo comum e o próprio que você relacionou a ele:

Substantivo Comum
Substantivo Próprio
menino

amigo















7)   Leia  as  palavras  e  coloque-as  em  ordem  alfabética:

BRASILEIRO  -  URUGUAIO  AUSTRALIANO  -  NORUEGUÊS  -  DINAMARQUÊS  -  HÚNGARO  -  NEOZELANDÊS  -  MOLDAVO  -  NEPALÊS  -  PALESTINO  -  


1-______________________________
2-______________________________
3-______________________________
4-_______________________________
5-_______________________________
6-_______________________________
7-_______________________________
8-_______________________________
9-_______________________________
10-______________________________


Escreva um texto descrevendo algo que você mais gosta, pode ser o seu desenho predileto, o lugar que você gosta de passear, o brinquedo ou brincadeira predileta...


Katia Daniele

Questões Saresp

A-Leia o texto e responda:

Jaguatirica.
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Nome popular: Jaguatirica
Nome científico: Leopardus pardalis
Habitat: Florestas
Hábitos alimentares: Carnívoro
Preríodo de vida: Aproximadamente 20 anos.

            A  jaguatirica é im felino de médio porte, podendo pesar entre 11.3 a 15.8 kg. O seu pelo é denso e curto de cor amarelo claro a castanho ocráceo e é todo pintado exceto na região ventral, em que a coloração é esbranquiçada. Estas manchas negras formam rosetas e seguem até a cauda.
            Os machos são maiores que as fêmeas.

O texto tem por finalidade
  1. discutir a importância do animal.
  2. Dar informações sobre a jaguatirica.
  3. Contar histórias sobre a jaguatirica.
  4. Orientar como cuidar da jaguatirica.
B-Leia o texto para responder à questão:

CARDÁPIO DA SEMANA

SEGUNDA-FEIRA _ 01/09/2008
Pratos quentes: contra filé acebolado, frango a passarinho, torta de ricota com salame, purê de batata, risoto de aspargo, arroz branco e farofa.
Sobremesa: pudim de laranja, pavê de abacaxi e frutas.

TERÇA-FEIRA – 02/09/2008
Pratos quentes: costela bovina assada, lombo grelhado, creme de milho, suflê de legumes, arroz de carreteiro, arroz branco e mandioca.
Sobremesa: torta de limão, pudim de Maria-mole e frutas.

QUARTA-FEIRA – 03/09/2008
Pratos quentes : escalopinho, moqueca de peixe, quiche de abobrinha, pirão, risoto de camarão, arroz branco e cromesquim.
Sobremesa: torta paulista, musse de chocolate branco e frutas.

QUINTA-FEIRA- 04/09/2008
Pratos quentes: maminha assada, frango com catupiry, brócolis ao alho e óleo, torta de batata, arroz de mestre, arroz branco e batata palha.
Sobremesa: torta de bombom “ sonho de valsa”, musse de maracujá e frutas.

SEXTA-FEIRA 05/09/2008
Pratos quentes: lagarto com molho de laranja, bisteca suína, couve com bacon, virado à paulista, arroz gratinado, arroz branco e terrine de legumes.
Sobremesa: torta de maçã, pavê de “bis” e frutas.


O texto acima está organizado em forma de uma lista com as informações apresentadas na seguinte seqüência:

a.       datas dias da semana e alimentos que serão servidos.
b.      Dias da semana, datas e alimentos que serão servidos.
c.       Alimentos que serão servidos, dias da semana e datas.
d.      Datas, alimentos que serão servidos, dias da semana.

C- Leia o texto e responda à questão:

            Querido pai,
            Não deu para eu cumprir a promessa. A Mãe foi mesmo embora.
            Mas a mala dela ficou. E eu acho que assim, sem mala, sem roupas pra trocar, sem escova de dente, não vai dar pra Mãe ficar muito tempo sem voltar. Não sei. Vamos ver.
            Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da sua cama, viu?
            Um beijo da Rebeca.

A palavra “viu”, grifada no texto, indica que a Rebeca faz uma pergunta para :
  1. O pai
  2. A mãe
  3. A menina
  4. A mala.
D- Leia o texto e responda

            Querido pai,
            Não deu para eu cumprir a promessa. A Mãe foi mesmo embora.
            Mas a mala dela ficou. E eu acho que assim, sem mala, sem roupas pra trocar, sem escova de dente, não vai dar pra Mãe ficar muito tempo sem voltar. Não sei. Vamos ver.
            Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da sua cama, viu?
            Um beijo da Rebeca

Para Rebeca, o fato de a Mãe ter deixado a mala em casa, indica que ela
  1. pode voltar
  2. quer voltar
  3. decidiu voltar
  4. não voltará
E – Leia o texto escrito por Amyr Klink sobre sua viagem à Antártica, a bordo do Parati.
           
            Voltando às milhas restantes e aos longos meses ainda por vir: eu sabia que não os atravessaria com o mesmo conforto e isso por outra razão. O tempo até então se mostrara difícil – nenhuma visibilidade, muito gelo, vento forte -, mas não violento. Nada ainda de ondas monumentais, ventos diabólicos, essas coisas de que tanto falam e que por certo viriam. E, quando viessem, se por alguma razão o Parati capotasse, seria melhor não diesel incandescente aceso no interior. Mas eu gostava do foguinho – como chamava o aquecedor -, e enquanto a situação permitisse o manteria vivo.

A expressão sublinhada pode ser substituída, sem prejudicar o sentido do texto, por
 a. afundasse
 b.desligasse
 c.  tombasse
 d. furasse

F– Leia o texto e responda à questão:

O Rio Tietê percorre o estado de São Paulo de leste a oeste. Nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, a 840 metros de altitude e não consegue vencer os picos rochosos rumo a litoral. Por isso, ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, segue para o interior, atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e percorre a 1.100 quilômetros, até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

O Rio Tietê nasce
a. no litoral do estado de São Paulo.
b. na região Metropolitana de São Paulo.
c. na cidade de Salesópolis, em São Paulo.
d. no estado do Mato Grosso do Sul.

G- Leia o texto para responder à questão:

                              Em harmonia com a natureza

            Todas as manhãs, Laila Soares, 17, entra na internet para ver qual lição de casa do dia. De dentro de sua casa no inerior de Goiás, feita de barro, areia e palha, ela se comunica com seus professores na Austrália e discute com outros alunos os tópicos do fórum da semana. Além das aulas convencionais, como biologia e matemática, ela estuda mitologia e a condição da mulher na sociedade.
            À tarde, se dedica a tocar violão, pintar ou cuidar das plantas. Duas vezes por semana, ela visita escolas onde dá aulas para alunos e professores com o intuito de promover a sustentabilidade.
            Sustentabilidade significa gastar menos do que a naturez aconsegue repor. Este é o conceito por trás das ecovilas, comunidades nas quais as ações sustentáveis vão muito além da reciclagem do lixo.
             Ela mora no Ecocentro Ipec (Instituto de èrmacultura e Ecovilas do Cerrado), uma ecovila a três quilômetros de Pirenópolis criada a dez anos por seu pai, brasileiro, e sua mãe, australiana.
            Atualmente, há cerca de 20 pessoas morando no local. Mas na época dos cursos o número de residentes pode subir para 150. “Recebemos gente do mundo inteiro. Estou sempre conhecendo culturas novas e fazendo novos amigos.”
            Mas não é só nos encontros que Laila expande seus horizontes. Frequentemente, acompanha os pais em trabalho ao redor do mundo. “Por isso optamos pela escola a distância”, explica. “Assim, posso viajar e continuar estudando”.

De acordo com as informações contidas  no texto, é possível dizer que

  1. Laila estuda em uma escola pública e mora na Austrália
  2. Laila estuda pela televisão e mora em Pirenópolis
  3. Laila es tuda pela internet e mora em uma ecovila
  4. Laila não estuda e mora na Austrália.
  5. Andreia Dedeana

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Amigos inseparáveis



Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora para passar as férias na praia. Montavam-se barracas, as crianças brincavam na areia e muita gente tomava banho.
Um dia, estava o Manuel a construir um castelo e eu a cavar um buraco, quando ouvimos uma voz de menina:
– Que lindo cão!
          Ajoelhou-se a fazer-me festas no pêlo e perguntou:
 – Como se chama o cão?
– Faísca. – respondeu o Manuel.
– Que nome engraçado! – exclamou ela.
          Realmente, nessa altura, o meu nome ainda soava bem, porque eu era novo e forte e corria ligeirinho.
– Chamo-me Luísa. – disse a menina.
Parecia estar encantada comigo. Afagava-me o pêlo, encostava a cabeça à minha e metia-me pedaços de bolo na boca. Foi a primeira vez que provei bolo e confesso que o achei logo uma maravilha. O que me entristecia era que a Luísa não desse um bocadinho ao Manuel. Eu bem lhe queria fazer ver isso. Mas ela não percebia os meus modos e sinais. Andei à volta do Manuel a ladrar e a ladrar! Ele compreendeu logo o que eu queria dizer, por isso acalmou-me:
– Deixa pra lá, Faísca...
                                                                                                                                       Ilse Rosa (adapt.)

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. Quais são as personagens deste texto?____________________________________
2. Quem é o narrador desta história?_____________________________________________
3. “Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora...” Qual o motivo que atraía as pessoas de fora?

4.  Como se chama a personagem que fez festas ao Faísca? _____________________________
5. Qual o produto alimentar que o Faísca provou pela primeira vez?__________________________
6.  O que entristecia o Faísca?_________________________________________________________­­­­­­­­
7.  “Deixa lá, Faísca...”
Quem pronunciou esta frase?________________________________________
O que queria dizer essa personagem com a frase?__________________________
8. O que sentia a Luísa pelo Faísca?________________________________________

9.  Enumera, de 1 a 6, pela ordem do texto, as frases que se seguem:
(    ) Deixa pra lá, Faísca...                                        
(    ) Que nome engraçado!
(    ) Chamo-me Luísa.                                              
(    ) Parecia estar encantada comigo.
(    ) Como se chama o cão? 
(    ) Que lindo cão!               

10. Complete as frases com o plural das palavras entre parênteses:
Marcelo atendia os _______________________. ( freguês)
Os _________________________ são ferozes. (leão)
A música foi cantada pelos___________________________. (cantor)

11. Reescreva as frases, usando os substantivos destacados no grau diminutivo:
a) Márcia mora em uma cidade do Brasil.
 ________________________________

b) André viu o leão no zoológico.
______________________________________

c) Marta tem dois irmãos e um amigo.
_____________________________________

Neiva Teixeira

Lelê fixa o prefixo



O meu nome é Leocádio, mas todo mundo me chama de Lelê. Só que eu quero mudar meu apelido para Bilê.
É que quando eu era pequeno, que foi no ano passado, perguntei para o meu tio Torero por que eu tinha que ter aula de português se eu já falava português.
Ele disse que eu tinha que aprender português bem direito para escrever que nem ele. Mas aí eu falei que já escrevia bem direito, tanto que de vez em quando eu fazia uns textos para o jornal dele, e que eu até recebia mais comentários no meu blog que ele no dele.
Então o meu tio, depois de engasgar com o bolo de chocolate que ele estava comendo, pensou um pouco e disse que eu tinha que aprender português melhor do que eu já sabia porque quem escreve bem tem namorada bonita.
Aí eu pensei e vi que era verdade, porque os amigos do meu tio Torero, o tio Veríssimo, o tio Zuenir e tio Bonassi são casados com umas bonitonas. Por causa disso, eu decidi caprichar nas aulas de português.
A minha professora de português se chama dona Maria Rosa Estevam Frangetto. Ela também é bem bonitona e deve ter uns sessenta anos. Na semana passada, a dona Maria Rosa falou de uma coisa que se chama prefixo.
O prefixo é um negócio que vem na frente da palavra e quer dizer alguma coisa. A dona Maria Rosa escreveu a palavra “prefixo” na lousa, aí separou o “pré” do fixo e disse:
- Por exemplo, pessoal, o “pré” de prefixo quer dizer o quê?
Ninguém falou nada, aí ela mesma respondeu:
- Quer dizer “antes de”, entenderam? Como em previsão, Pré-História e prefácio. Entenderam agora?
Todo mundo continuou calado. Ela percebeu que a gente não tinha entendido nada e tentou de novo:
- Vou dar outro exemplo: a gente tem prefixo “anti”, que quer dizer “contra”, como em anticristo, antibiótico e antitérmico. Entenderam?
A gente continuou calado. Nem o Aurelius, que é o maior CDF da classe, falou alguma coisa. Então a dona Maria Rosa explicou de novo:
- Olha, tem também o prefixo “a”, que quer dizer “não” e “sem”. Por exemplo, analfabeto é quem não conhece o alfabeto; arritmia é o que não tem ritmo; anormal é uma coisa que não é normal; acéfalo é sem cabeça e anônimo é sem nome.
Aí o Babão, que tem esse apelido porque um dia dormiu na classe e babou, perguntou:
- Então lá em Alagoas não tem lagoa?
O Babão é meio burro, mas dessa vez ele fez uma pergunta muito boa, porque a dona Maria Rosa teve que respirar fundo antes de responder.
- Não, Babão, quer dizer, Luizinho, nem sempre o “a” é um prefixo de negação. Às vezes ela faz parte da palavra, como em abacaxi e abacate.
- Ah, bom... – disse o Arlindo. – Eu já estava pensando que meu nome queria dizer não-lindo.
E aí, como o Arlindo é bem feio mesmo, todo mundo caiu na gargalhada, menos ele.
Depois que a gente parou de rir, a dona Maria Rosa falou de outro prefixo, o “bi”, que queria dizer dois. E deu uns exemplos: bicampeão é quem foi campeão duas vezes; biatlo é aquela competição que tem duas provas diferentes; bípede é quem tem dois pés; bicolor é o que tem duas cores; bimestral é o que acontece de dois em dois meses e a bicicleta tem esse nome  porque tem duas rodas.
A gente começou a entender o tal do prefixo. E então a dona Maria Rosa disse que tem outros prefixos que significam números, que nem “tri”, que quer dizer “três”; “tetra”, que quer dizer “quatro”; “penta”, que quer dizer “cinco”; e “hexa”, que quer dizer “seis” e é uma coisa que o Brasil não é no futebol porque a Seleção jogou o maior ruim na Copa.
Aí todo mundo entendeu aquela coisa de prefixo e a gente começou a falar.
A Bibi perguntou o que queria dizer o apelido dela. Era “dois e dois” ou era “quatro”?
O Zepa, que se chama Zé Paulo e é o maior gordo falou que não quer mais bife, bisteca e biscoito. Agora ele quer trife, tetrasteca e pentacoito, que devem ser bem grandões.
Chamaram a Tereza de bisbilhoteira, mas ela falou que era só um pouquinho, uma bilhoteira.
Eu disse que ia mudar meu nome para Bile, que é duas vezes Lê, o que dá Lelê.
O Gabriel, que está sempre olhando as meninas, falou que ia dar um bibeijo na Bibi e fez um beicinho, mas ela respondeu que ele era binsuportável e botou um lápis no beicinho dele.
E o Aurelius, que é o maior CDF, disse que ele era binteligente, mas a dona Maria Rosa falou que aquela palavra não existia e então toda a classe começou a gritar “Biburro! Biburro!” e ficou a maior bibagunça. Só quem ficou quieta foi a dona Maria Rosa. Ela sentou na cadeira dela, deu um suspiro e disse baixinho:
- Essa turma ainda vai me deixar bibiruta...

(Fonte: TORERO, José Roberto. As primeiras histórias de Lelê. São
Paulo, Panda Books, 2007.)


1- Por que Lelê achava que não precisava ter aulas de português?


2. Que argumentos o tio de Lelê usou para convencê-lo a estudar português?


3. ASSINALe SOMENTE as afirmativas verdadeiras sobre a professora de Lelê:
a) Não desistia de explicar a matéria quando seus alunos tinham dúvidas.
b) Ela era bem novinha.
c) Era superbrava e todos tinham medo dela.
d) Não era muito bonita, mas Lelê gostava dela assim mesmo.


4. Que sinal deixava claro para a professora que a turma ainda não tinha entendido nada?
a) As crianças não paravam de conversar e estavam muito agitadas.
b) Apenas o melhor aluno da sala fazia comentários corretos sobre a matéria.
c) Alguns alunos estavam até dormindo.
d) Todos ficavam calados e não respondiam as suas perguntas.
  
5. LEIA E RESPONDA:
Aí o Babão, que tem esse apelido porque um dia dormiu na classe e babou, perguntou:
- Então lá em Alagoas não tem lagoa?

a) Como Lelê chegou a conclusão que daquela vez o Babão tinha feito uma pergunta inteligente?


b) Desta vez, Babão estava prestando atenção na aula? Explique.


6. Marque as alternativas verdadeiras sobre a turma de Lelê:

a) Os alunos sempre respeitavam uns aos outros.
b) Todos os alunos estavam desinteressados em relação ao que dona Maria Rosa explicava.
c) A turma entendeu o que era prefixo.
d) A turma fazia perguntas o tempo todo.


7. Produção de texto

Durante uma aula de português, a turma de Lelê ficou empolgada e se divertiu com uma matéria nova. Escreva sobre uma aula que você não esqueceu. Não se esqueça de dizer: quando a aula aconteceu, qual era o assunto, quem eram as pessoas envolvidas, o que aconteceu... Conte de forma que o seu leitor possa se sentir como se estivesse assistindo essa aula junto com você.

Márcia Alexandra