Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

sábado, 25 de janeiro de 2014

A ABELHA CHOCOLATEIRA



Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel.
- Mas você é uma operária! – Gritava a rainha — Tem que aprender.
Na colmeia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a única com esse problema. Ela se esforçava muito, muito mesmo. Mas nada de mel...
Todos os dias, bem cedinho, saía atrás das flores de laranjeira, limoeiros, mangueiras, que ficavam nas árvores espalhadas pelo pomar. Com sua língua comprida, ela lambia as flores e levava seu néctar na boca. O corpinho miúdo ficava cheio de pólen, que ela carregava e largava, de flor em flor, de árvore em árvore.
Anita fazia tudo direitinho. Chegava à colmeia carregada de néctar para produzir o mais gostoso e esperado mel e nada! Mas um dia ela chegou em casa e de sua língua saiu algo muito escuro.
- Que mel mais espesso e marrom... – gritaram suas colegas operárias.
- Iac, que nojo! – Esbravejaram os zangados zangões.
Todo mundo sabe que os zangões se zangam à toa, mas aquela história estava ficando feia demais. Em vez de mel, Anita estava produzindo algo doce, mas muito estranho.
- Ela deve ser expulsa da colmeia! – Gritavam os zangões.
- É horrorosa, um desgosto para a raça! – Diziam outros ainda.
Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.
Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colmeia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:
- Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!
- Chocolate? Alguém disse chocolate? – Indagou a rainha, que sabia que o chocolate é um gostoso alimento que vem de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha.
Era mesmo um tipo de chocolate diferente, original, animal, feito pela abelha Anita, ora essa, por que não...
Nesse momento, Anita, que ouvia tudo, esboçou um tímido sorriso. Beatriz, que também estava ali, deu-lhe uma piscadela, indicando que tinha tido uma ideia brilhante.
No dia seguinte, lá se foram Anita e Beatriz iniciar uma parceria incrível: fundaram uma fábrica de pão de mel, juntando o talento das duas para produzir uma deliciosa combinação de mel com chocolate.
Moral da história: as diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, são singulares e devem ser respeitadas.
CANTON, Kátia. Leitura fábula. Nova Escola. São Paulo: Abril, jan./fev. 2006, p. 58-59.


Com diálogos curtos e texto econômico, a fábula é uma história de ficção, escrita em verso ou em prosa. Uma de suas principais características é ter como personagens animais, plantas e objetos animados, que ganham qualidades humanas.



 Atividades:
1 - A fábula que você leu apresenta alguns personagens. Escreva como é cada personagem, segundo as informações do texto.


_____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________


2 - Anita era uma abelha operária. Segundo o texto, qual era a função que ela deveria desempenhar na colmeia? 

3 - Os zangões da história queriam expulsar Anita da colmeia. Por que eles tiveram essa ideia? 

4 - O “mel” que Anita produzia era diferente do mel produzido pelas demais abelhas. Escreva três características apresentadas no texto que descrevem o “mel” produzido por Anita. 

Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.
 
 



5 - Você concorda com a atitude de Beatriz em ficar ao lado de Anita enquanto todos os outros a criticavam?
Explique. 

6 - Assinale com um X o personagem que descobriu que Anita produzia uma espécie de chocolate.
(    ) um zangão     (    ) a amiga Beatriz      (    ) a rainha das abelhas      (    ) um menino


7 - Você acredita que Anita realmente poderia estar produzindo chocolate? Por quê? 

Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.
Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colmeia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:
- Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!
- Chocolate? Alguém disse chocolate? – Indagou a rainha, que sabia que o chocolate é um gostoso alimento que vem de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha.

8 - O trecho apresentado no quadro anterior mostra a fala de personagens e do narrador.

a) Pinte no trecho uma fala do narrador.

b) A que personagem do texto pertence a fala: “Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!”? 

c) Em que tempo verbal está escrito esse texto? 

d) Retire dois verbos do trecho acima. 

e) Retire um substantivo próprio do texto. 

9 - Reescreva a frase do trecho substituindo cada uma das palavras em negrito por um antônimo.

Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colmeia, que Anita tinha rejeitado de vergonha.

10 - Leia estas frases. Elas representam fatos do texto A abelha chocolateira. Numere-as na ordem em que ocorreram.
(    ) Anita produziu um líquido escuro.
(    ) Todos os zangões sentiram nojo do mel fabricado por Anita.
(    ) Um menino descobriu o mel de Anita e gostou de seu sabor.
(    ) A abelha rainha brigava com Anita porque a abelhinha não sabia produzir mel.
(    ) Anita e Beatriz fundaram uma fábrica de pão de mel.

Vania londe