Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

segunda-feira, 28 de março de 2011

     Obrigada pela presença de vocês aqui     no blog!!!!

Avaliação


01. No segundo quadrinho, Cebolinha diz: ... vou dar um jeito nisso! Qual foi o jeito dado?
 (A) Tirou com as mãos as pulgas do Floquinho.
(B) Levou Floquinho ao veterinário.
(C) Passou inseticida no Floquinho.
(D) Deu banho no Floquinho.


02. O que aconteceu com as pulgas de Floquinho?

(A) Se esconderam do Cebolinha.
(B) Foram parar no corpo do Cebolinha.
(C) Morreram com o uso do secador.
(D) Continuaram no Floquinho.


03. No nono quadrinho, a expressão do Cebolinha indica que ficou

(A) bravo com o Floquinho.
(B) feliz por ter acabado com as pulgas.
(C) irritado porque sentiu as picadas das pulgas.
(D) amedrontado com tantas pulgas.


04. No sétimo quadrinho Cebolinha diz .
A expressão AHA! indica

(A) surpresa.
(B) dor.
(C) dúvida.
(D) certeza.


 A formiga e a Pomba

Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem. Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.
Autor: Esopo


Moral da História: Quem é grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão.
(A formiga e pomba www.contandohistoria.com/formiga.html)

05. Este texto é uma fábula porque apresenta características como

(A) humor e seres encantados.
(B) instruções e imagens.
(C) tabelas e informações científicas.
(D) animais como personagens e moral da história.

06. O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra sublinhada refere-se a

(A) grama.
(B) água.
(C) folha.
(D) formiga.
07. A formiga se salvou da correnteza porque

(A) o rio parou de correr.
(B) o caçador a tirou de dentro do rio.
(C) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
(D) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
08. A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que

(A) se debatia na correnteza.
(B) alcançou a terra.
(C) se escondia atrás de uma árvore.
(D) foi presa pela rede do caçador.
09. No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com

(A) fome.
(B) frio.
(C) sede.
(D) calor.
10. "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica

(A) a moral da história.
(B) que a história acabou.
(C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.
(D) que foi o caçador de pássaros quem falou.


Profª. Winnie Vanessa Pereira Araújo

A Palha e o Fósforo



As férias estavam terminando.A Palha tinha feito tudo o que se podia imaginar. Já estava entediada. Resolveu ir brincar com alguém de quem a aconselharam a manter distância.
“Vamos jogar damas”,propôs a  Palha.
“Tudo bem. Eu jogo com as branca, eu começo, eu faço dois movimentos e você um”, falou o fósforo.
“Esqueça”, disse a Palha.”Vamos jogar pingue-pongue”.
“Tudo bem. Eu fico com a melhor raquete, eu saco primeiro e você tem que jogar com um olho fechado”,falou o fósforo.
“Nem pensar ”, disse a Paula. “Acho melhor a gente assistir TV”.
“Tudo bem. Você senta na chão,e eu no sofá; eu fico com o controle, e vemos o que eu quiser”,falou o fósforo.
“Acho que minha mãe está chamando”,disse a Palha. “ Tchau!”

ATIVIDADES
1) Qual é a moral da história.
a) (   ) não brinque com palitos
b) (   ) não brinque com fósforo.
c) (   )  a palha pega fogo.

2) Este texto apresenta que tipo de característica:
a) humor             b) alegria                   c) aventura

3) A maneira encontrada pela palha se livrar do fósforo foi:
a) (   ) jogar raquete
b) (   ) assistir tv
c) (   ) despedir dizendo que sua mãe estava chamando.

4) Os personagens do texto são:
a) (   ) animais    b) (   ) não-humanos          c) (   ) plantas

Atividade enviada por Vanderleia Carla para Professores Solidários.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Interpretação


1.  Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Andréia eram

A) os cachorros, gatos e peixes.
B) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
C) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
D) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.

2.  Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque

A) as baratas começaram a subir em seus pés.
B) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
C) a irmã não era assim tão ruim.
D) a irmã entrou em seu sonho e falou.

3. A frase Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus
pés descalços... e as reticências (...) mostram que as baratas

A) pararam de subir nos pés do menino.
B) continuaram a subir, subir, subir.
C) fugiram assustadas.
D) ficaram cegas de repente.

4.  O texto A chata e as baratas foi escrito para

A) explicar por que as crianças sonham.
B) ensinar que irmãos não devem brigar.
C) contar uma história divertida.
D) provar que as crianças são sempre medrosas.

5.  Um título que também combina com o texto 3 é

A) A voz dos bichos.
B) O fim de um pesadelo.
C) Os bichos que eu amo.
D) Um lindo sonho.

Releia este trecho para responder às questões 6 e 7.

Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu
era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu
sonho e falou:
— ACORDA, VAMOS BRINCAR!

6.  A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de
exclamação (!) mostram que Andréia estava

A) assustada.
B) nervosa.
C) triste.
D) animada.

7.  As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala
A) do narrador.
B) de Andréia.
C) de um dos bichos.

D) da mãe das crianças

domingo, 20 de março de 2011

Nome de Gente


POR QUE É QUE EU ME CHAMO ISSO
E NÃO ME CHAMO AQUILO?
POR QUE É QUE O JACARÉ
NÃO SE CHAMA CROCODILO?
EU NÃO GOSTO
DO MEU NOME,
NÃO FUI EU
QUEM ESCOLHEU.
PORQUE SE METEM
COM UM NOME
QUE É SÓ MEU!
O NENÊ QUE VAI NASCER
VAI CHAMAR
COMO O PADRINHO
VAI CHAMAR
COMO O VOVÔ,
MAS NÍNGUEM
VAI PERGUNTAR
O QUE PENSA
O COITADINHO!
FOI MEU PAI QUEM DECIDIU
QUE O MEU NOME FOSSE AQUELE.
ISSO SÓ SERIA JUSTO
SE EU ESCOLHESSE
O NOME DELE!
QUANDO EU TIVER UM FILHO
NÃO VOU POR NOME NENHUM!
QUANDO ELE FOR GRANDE
ELE QUE PROCURE UM! 

                                                                                                     Pedro Bandeira
LEIA ATENTAMENTE A POESIA E RESPONDA:

1-            QUAL O TÍTULO DA POESIA?

2-            QUAL O NOME DO AUTOR DA POESIA?

3-    QUANTOS VERSOS HÁ NA POESIA?  

4-    QUANTAS ESTROFES HÁ NA POESIA?

5-    O QUE O MENINO DIZ SOBRE SEU NOME?

6-    O QUE ELE VAI FAZER QUANDO TIVER UM FILHO?   

7-    QUE PALAVRAS RIMAM NA 1ª ESTROFE?

8-            VAMOS RIMAR:

FLOR RIMA COM__________________________
SAPATO RIMA COM_____________________________
DOR RIMA COM__________________________________

 Atividade enviada por Silvana para o grupo Pedagogia dos Sonhos Possíveis.