Bem-vindos!!!!

Este blog foi criado para professores de 4º e 5º ano que encontram dificuldades para achar atividades. Algumas são criadas por mim e outras selecionadas dos grupos que participo. Se alguma atividade é de sua autoria me escreva para que dê os devidos créditos. Revise o conteúdo antes de utilizar. Não possuo os gabaritos. Tenho apenas as atividades.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Produção de Texto


Recorte as figuras e copie as frases certas à frente de cada desenho.
 
Foi à loja.
Ela achou uma moeda.
A Lili varre a sala.
A Lili comprou um chapéu.

Agora desenvolva uma história. Use sua criatividade.
 ___________________________________


Recorte as figuras e copie as frases certas à frente de cada desenho.

 
O pássaro chorava muito.
A Zita comprou uma gaiola com um pássaro.
O passarinho voou feliz.
A Zita abriu a porta da gaiola.

Agora desenvolva uma história. Use sua criatividade.
_______________________________________

Recorte as figuras e copie as frases certas à frente de cada desenho.


O Zé caiu.
Ele magoou-se.
O Zé e a Ana foram passear.
A Ana ajudou o Zé a ir para a casa.

Agora desenvolva uma história. Use sua criatividade.

Avaliação - Pequeno Príncipe

 1.   O livro “O Pequeno Príncipe”, é um livro escrito pelo autor e jornalista, Antoine de Saint-Exupéry, de acordo com as informações referidas ao autor é correto dizer que a nacionalidade dele era:

      a-     Italiano
b-     Brasileiro
c-      Japonês
d-     Francês

2-  Antoine de Saint-Exupéry, além de escritor e jornalista era :        
a-     cozinheiro
b-     piloto de avião
c-      marinheiro
d-     ambientalista

  3-  Certa vez, quando tinha seis anos, vi num livro sobre a Floresta Virgem, "Histórias Vividas", uma imponente gravura. Representava ela uma ______________ que engolia uma fera. Eis a cópia do desenho. Dizia o livro: "____________ __engolem, sem mastigar, a presa inteira. Em seguida, não podem mover-se e dormem os seis meses da digestão." Complete os espaços a cima com as informações do livro:

a.   jibóia, as jibóias
b.   chapéu, os chapéus
c.    elefante, os elefantes
d.   cobra, as cobras

 4- "Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo.
Responderam-me: "Por que é que um chapéu faria medo?" O desenho do menino era:

a-    uma jibóia digereindo um porco
b-    uma jibóia digerindo um tigre
c-    uma jibóia digerindo um elefante
d-    uma jibóia digerindo folhas

  5-  Leia o trecho abaixo e descubra o nome  do planeta de onde o Príncipe veio: “ Tenho sérias razões para supor que o planeta de onde vinha o Príncipe era o______________________. Esse asteróide só foi visto uma vez ao telescópio, em 1909, por um astrônomo turco.

a-  asteróide B 600
b-  asteróide B 621
c-  asteróide B 612
d-  asteróide B 662

  6- Leia o trecho a seguir e descubra com quem o Pequeno Prínicpe está dialogando;

“- Ah ! eu acabo de despertar. . . Desculpa... Estou ainda toda despenteada...
O principezinho, então, não pôde conter o seu espanto:
- Como és bonita!”

a-     com uma pedra
b-     com um menino
c-      com uma menina
d-     com uma flor

  7- De acordo com o texto, o segundo planeta era habitado por:

a-     vaidoso
b-     um despreocuapado
c-      uma rosa
d-     pelo Pequeno Príncipe

  8-  De acordo com o livro é corrreto dizer que os vaidosos só ouvem quando:

a-     são criticados
b-     são elogiados
c-      são largados
d-     ridicularizados

   9- O terceiro planeta visitado pelo Pequeno Príncipe era habitado por um:             

a-     médico
b-     um caçador de raposa
c-      um bêbado
d-     um professor

    10- Leia o trecho a seguir e descubra quais elementos indicam que o terceiro planeta era habitado por um bêbado:

“Que fazes ai? perguntou ao bêbado, silenciosamente instalado diante de uma coleção de garrafas vazias e uma coleção de garrafas cheias.”

a)     garrafas apenas vazias
b)     garrafas apenas cheias                                                     
c)      garrafas vazias e cheias
d)     charutos e cigarros

    11- “Eu bebo, respondeu o bêbado, com ar lúgubre.
- Por que é que bebes? perguntou-lhe o principezinho.                   
- Para esquecer, respondeu o beberrão”

a)     o bebado bebia para esquecer que bebia
b)     o bebado bebia para esquecer seu amor
c)      o bebado bebia para esquecer que exsitia
d)     o bebado bebia por prazer

12-    O quarto planeta visitado pelo Pequeno Príncipe era habitado por:

a)     um homem pobre
b)     um homem de negócio
c)      um alienígena
d)     uma formiga

13-     O quinto planeta era o mais curioso, quem habitava esse planeta era:
a)     um lampião
b)     um acendedor de lampiões
c)      uma lampião e um acendedor de lampiões                
d)     ninguém habitava nele                   



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Biografia


Leonardo da Vinci (1452 - 1519)

            Todos os entendidos em pintura são unânimes em considerar Leonardo da Vinci um dos maiores pintores de todos os tempos. Sua tela intitulada La Gioconda é o quadro mais famoso do mundo. Mas, se não tivesse jamais pegado num pincel,  ainda assim teria atingido a celebridade, pois foi também um grande inventor. De fato, foi ele o inventor do carrinho de mão, de carros de combate, de veículos de lagartas (esteiras); fez plantas de dezenas de armas e de máquinas; experimentou protótipos de aviões (helicópteros) e de submarinos. Pintor e inventor, Leonardo da Vinci também era poeta, músico e escultor. Podemos dizer que, em toda a historia, nenhum homem conseguiu possuir maior numero de conhecimentos humanos, ninguém dominou tantos ramos das ciências e das artes como Leonardo da Vinci: foi o maior gênio da humanidade.
            Leonardo nasceu na pequena aldeia de Vinci, na Itália. Ainda criança, passava a maior parte do tempo com os avós paternos. A casa era grande e havia muitos criados. Leonardo era um belo menino de cabelos cachead0s e de grandes olhos azuis. Quando completou treze anos, foi viver com o pai em Florença, onde encontrou um grande grupo de irmãos e irmãs por parte de pai. Verificando que o rapazinho se interessava pela pintura o pai confiou-o ao pintor Verrochio, excelente professor.
            No fim de alguns anos o pai de Leonardo não quis mais pagar os estudos do filho, porque achava que o moço gastava muito tempo em estudar pedras e plantas, em observar o vôo das aves para compreender o funcionamento de organismo delas, e em construir modelos de máquinas. Mas Leonardo continuou na casa de Verrochio, na qualidade de assistente, até a idade de 25 anos. Então, estabeleceu-se por conta própria em Florença, passando depois a Milão, Veneza e finalmente à França, onde terminou seus dias.
            Leonardo tinha idéias que outros pintores gostavam de copiar. Mas deixou poucas obras. Não por falta de imaginação, pois são inúmeros os esboços e os desenhos a pena que nos deixou, mas porque se interessava por tantos assuntos, que não conseguia ficar com o pincel na mão por horas a fio.
            Alguns de seus quadros se perderam por tentar fazer experiência . Por exemplo no celebre quadro a ceia, pintado na capela do convento de Santa Maria das Graças, em Milão, empregou o método "sem óleo". Esse quadro já se tornara célebre antes de terminado, já começava a descascar.
            Até hoje se procura saber a significação do sorriso de Mona Lisa, La Gioconda. Essa jovem mulher existiu realmente. Seu esposo pediu ao mestre que fizesse o retrato dela. Uma vez terminado, o artista gostou tanto de sua obra, que não quis separar-se dela. Levou-a para a frança, onde passou os últimos anos na corte de Francisco l.

Retirado da enciclopédia Delta Júnior, v.7, Delta.
Análise e reflexão da língua

1)   Que homem incrível foi Leonardo da Vinci, não?! Você já conhecia alguma coisa da vida dele? De tudo o que aprendeu sobre ele, escreva o que mais impressionou você.

2)   "No fim de alguns anos o pai de Leonardo não quis mais pagar os estudos do filho" Justifique com informações do texto.

3)   Explique por que Leonardo da Vinci foi o maior gênio da humanidade.

4)Pensando a respeito do texto responda:

a)   Que informações uma biografia nos oferece?

b)   Estas informações são inventadas ou são ligadas à realidade? Justifique.

c)   Você acha que neste tipo de texto podem aparecer diálogos? Por quê?

d)   Nesta biografia de Leonardo da Vinci é ele mesmo que conta sua vida, ou é outra pessoa quem conta?

e)   O que você observou para chegar a esta conclusão?

5)   Observe os trechos abaixo e verifique se as palavras em destaque podem ou não serem substituídas pela sugestão oferecida.

a)   "Leonardo tinha idéias que outros pintores gostavam de copiar."

sugestão: imitar
Justificativa: _______________________________________________

b)   "Leonardo era um belo menino de cabelos cacheados e de grandes olhos azuis."
sugestões: feio e pequeno
Justificativa: _________________________________________



Narrativa Enigmática


Você lerá dois textos. O primeiro é uma história em forma de narrativa enigmática que não apresenta a solução da trama em questão e o segundo texto trata-se de uma notícia. Leia-os com bastante atenção e, bom trabalho!

  Texto 1

  Título: ____________________________________________________

Situação:

   Um encontro para dicutir sobre novas formas para a lapidação de pedras preciosas, trouxe ao Rio de Janeiro, alguns dos maiores fabricantes e negociantes de jóias do mundo. Um forte esquema de segurança foi montado no Sheraton Hotel, onde estava sendo realizado o congresso e onde a maioria dos participantes estava hospedada. Isso porque muitas pedras preciosas brutas e também diversas jóias valiosas haviam sido trazidas, pois seriam mostradas durante o evento.
   Em cada andar, havia três guardas: um junto aos elevadores, outros junto à entrada de serviço das camareiras. A cada seis horas, os guardas eram trocados, sendo que os andares eram guardados 24 horas por dia.
   Mesmo com todo o esquema de segurança, um enorme diamante bruto, avaliado em R$ 1.000.000,00 foi roubado. O proprietário do diamante, o sr. Frygyes Krúdy, um conhecido negociante de jóias húngaro, aficionado por diamantes, chamou a polícia tão logo entrou no seu apartamento e deu com o armário aberto e desarrumado e o cofre arrombado. Isso aconteceu no final da tarde do primeiro dia do congresso, três dias após sua chegada ao hotel. O sr. Krúdy viajou ao Rio, em companhia de sua mulher, Elizabeth Krúdy, com quem estava casado há cinco anos. Antes do casamento, a sra. Krúdy era uma aspirante a atriz do teatro francês e havia trabalhado alguns anos como figurinista e maquiadora de uma companhia de teatro francesa.
O sr. Krúdy passava por uma grave crise financeira, por causa de alguns investimentos malsucedidos que havia feito nas bolsas de valores asiáticas. Estava endividado e já havia levantado alguns empréstimos em bancos europeus. Como um homem prevenido, o sr. Krúdy havia feito um seguro do diamante no valor de R$ 1.100.000,00, há aproximadamente três meses. Após dois dias de investigação, tudo que a polícia brasileira havia descoberto é que o roubo, possivelmente, aconteceu entre 12:30 e 18:00 do dia em que o dono do diamante fez a denúncia, pois a arrumadeira havia deixado o quarto às 12:30, e o armário no qual ficava o cofre se encontrava fechado. O sr. Krúdy havia deixado o quarto do hotel por volta das 7:30 e a sra. Krúdy por volta das 10:00, sendo que o senhor Krúdy passou o dia inteiro nos eventos do congresso, retornando ao quarto somente às 18:00, e sua mulher passou o dia fazendo compras, retornando somente às 19:00.
Os seguranças de plantão não viram ninguém estranho entrar e um deles relatou apenas que vira uma velha senhora, de quem não se recordava muito bem, tomar o elevador por volta das 14:00.
Um dos guardas da recepção também viu a velha senhora e afirmou ser a primeira e única vez que a vira. A polícia, embora considerasse a velha senhora uma suspeita, não conseguiu saber quem era ela, pois, apesar de terem sua descrição feita pelos dois homens, ninguém sabia informar a identidade da mulher e muito menos seu paradeiro.
A companhia de seguros, devido ao valor que teria de pagar ao sr. Krúdy, resolveu contratar um dos melhores detetives do mundo, o francês Hercule Holmes. Holmes veio ao Brasil, acompanhado de seu fiel assistente, o capitão Watson.
Bastou uma conversa com a polícia, para que Holmes resolvesse o caso.
Informado pela polícia de todos os fatos relativos ao roubo do diamante, Holmes volta com o capitão Watson para o hotel e, refestelando-se na poltrona, acende um charuto e põe-se a fazer considerações sobre o caso:
- Como é possível que a polícia ainda não tenha chegado ao criminoso?
- Como assim, Holmes?
- É porque as pessoas não dão a devida atenção aos detalhes...
- Não vá me dizer que você descobriu o culpado, sem ao menos investigar? – indagou Watson, incrédulo.
   - Meu caro, é elementar. Para que você possa também exercitar sua mente, vou lhe dar alguns elementos, que juntos levarão à resolução deste caso. Pense num motivo. Todo crime tem que ter um motivo. Pense que alguém que rouba um diamante precisa ter alguém para vendê-lo, pois do contrário ficará com uma preciosidade que não lhe valerá nada, ou será pego pela polícia, ao tentar vendê-lo para qualquer um. Isso provavelmente elimina as camareiras e os seguranças do andar. Neste caso, pode ser também que o interesse principal não seja vender, mas receber o prêmio do seguro. Agora, procure lembrar-se da antiga profissão da sra. Krúdy. Depois, pense no local do crime: com toda a vigilância existente, um estranho não poderia entrar, mas poderia sair... Juntou as partes do quebra-cabeça?
- Não. Algumas peças ainda estão soltas, Holmes. Consigo até entender o motivo, mas o que tem a ver a antiga profissão da mulher com isso e o fato de não se poder entrar, mas se poder sair do local do crime?
   - Watson, meu caro, você hoje está um tanto desatento. O motivo, como você já deve ter percebido, foi...

1)    Responda às questões:

a)    Qual o enigma a ser resolvido?

b)    Quem são os prováveis suspeitos do crime? Justifique a sua resposta.

c)    Qual seria um motivo provável para o crime? Justifique a sua resposta.

d)    Levando-se em conta as circunstâncias do crime, como você acha que o roubo pode ter sido realizado? Elabore a sua resposta, baseando-se nas circunstâncias do crime que foram apresentadas.


2)    Invente e escreva um título para a história.
   Depois de retomar ao texto, continue a escrever a história, a partir do último parágrafo, elaborando um desfecho bem criativo e diferente para o caso apresentado. Mas lembre-se: a resolução do caso deve ser coerente com os dados previamente apresentados.

Sua história não pode deixar de ter:

-Coerência com o texto inicial.
-Descrição de quem era(m) o(s) bandido(s),
-No desfecho: Como ele(s) é(são) preso(s) ou surpreendido(s).
-Qual o fim do(s) bandido(s) na história.

     “- Watson, meu caro, você hoje está um pouco desatento. O motivo, como você já deve ter percebido, foi...”


Texto 2

Leia o segundo texto publicado em 11/08/09:                                                                                                                     

Polícia busca ladrões após roubo milionário de jóias em Londres
Homens levaram cerca de R$ 120 milhões em pulseiras, colares e relógios.
Para mídia local, ação foi o maior roubo de jóias da Grã-Bretanha.

Imagem divulgada pela Polícia Metropolitana de Londres mostra os dois homens entrando na loja.

         A polícia da Grã-Bretanha divulgou nesta terça-feira (11) as imagens de dois homens procurados por um dos maiores roubos de jóias do país -um assalto de 40 milhões de libras (cerca de R$ 120 milhões) a uma joalheria de luxo de Londres. A dupla bem vestida entrou na joalheria Graff Jewellers, no sofisticado distrito de Mayfair, na tarde da última quinta-feira, ameaçando funcionários com revólveres e chegando até a fazer uma funcionária refém.
Eles levaram 43 itens entre anéis, pulseiras, colares e relógios estimados no total em 65 milhões de dólares e dispararam um tiro ao deixar o local. A funcionária foi deixada diante da joalheria e ninguém ficou ferido. 
                      http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1263119-5602,00.htmle

1)    As notícias são relatos de fatos. Outros textos, como os textos de suspense, enigma, também nos contam fatos.
Qual seria a diferença entre os fatos e histórias narrados em notícias e em textos  de suspense e/ou enigma?

2)    Observe a pontuação, nos dois textos:

a)    Que sinais de pontuação aparecem na notícia?


b)    Que sinais de pontuação aparecem no texto de enigma?

c)    Explique por que alguns sinais de pontuação que aparecem no texto literário não aparecem no texto de notícia.

3)    Responda:
a)   Em que meio de divulgação os textos foram publicados?

Ø Texto 1
Ø ____________________________        
Ø Texto 2
Ø ____________________________

b)    Observando o meio de divulgação em que cada texto foi publicado e o assunto retratado em cada um deles, é possível imaginar quem seriam os leitores para esses textos.
Quem poderia ser considerado leitor para cada um dos textos? Justifique a sua resposta.

Ø  Textos 1
Ø  Texto 2

4)    Observe o trecho a seguir:

“Um forte esquema de segurança foi montado no Sheraton Hotel, onde estava sendo realizado o congresso e onde a maioria dos participantes estava hospedada. Isso porque muitas pedras preciosas brutas e também diversas jóias valiosas haviam sido trazidas, pois seriam mostradas durante o evento.”

a)    Marque as palavras que são advérbios no trecho.
b)    Que efeito de sentido esses advérbios produz no texto?

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dumbo


__ Ele não é uma gracinha?- diziam as elefantas ao verem o bebê pela primeira vez.
            Transbordando de orgulho, Dona Jumbo não parava de acariciar seu filhinho com a tromba.
            __ Aaa...aaa...atchim!
            O espirro sacudiu todo o corpo do elefantinho, revelando suas orelhas enormes. As elefantas não podiam acreditar no que viam!
            __Que horror!- gritaram, sacudindo a cabeça com desaprovação.
            __Vamos ter de chamá-lo de Dumbo! E gargalharam, gargalharam, gargalharam...
            Dona Jumbo ficou uma fera. Foi para o canto do caminhão do circo com seu bebê. Para ela, o filhote era lindo e ela o amava de todo o coração.
            No dia seguinte, os elefantes apresentaram-se no desfile do circo. As pessoas morreram de rir quando Dumbo tropeçou nas orelhas e caiu numa poça de lama.
            __ Ei, olhem só o elefantinho com as orelhas grandes! –gritou um menino que assistia o espetáculo.
            Dona Jumbo não gostou, ficou fula de raiva e começou a balançar a tromba de um lado para o outro.
            __ Este elefante está louco! –gritava a multidão.
            Dona Jumbo foi levada a um dos caminhões do circo e o coitado do Dumbo ficou sozinho.
            De coração partido, o elefantinho sentou-se num canto e chorou, chorou, chorou... enquanto as elefantas fofocavam:
-          A culpa é toda do Dumbo. Com aquelas orelhas só mesmo a mãe para gostar dele!
Com pena de Dumbo um ratinho aproximou-se e disse:
- Sou seu amigo. Vou ajudá-lo a soltar sua mãe, mas antes vou transformá-lo num astro do circo.
Sarah Heller (Disney - texto adaptado)

1) Responda:
a) Como Dona Jumbo demonstrava amor ao seu filhinho?
b) Por que Dona Jumbo ficou brava e balançou a tromba?
2) Releia o trecho:

__ A culpa é do Dumbo!
... As elefantas fofocavam

a) De que as elefantas culpavam Dumbo? 
3) Que outro título o texto poderia ter:
(   ) O ratinho           
(   ) O elefantinho de orelhas grandes
(   ) As elefantas fofoqueiras  

4)  A frase que tem o mesmo sentido de “Dona Jumbo ficou fula de raiva” é:
(   ) Dona Jumbo ficou orgulhosa de seus filhos.
(   ) Dona Jumbo ficou uma fera.
(   ) Dona Jumbo ficou acorrentada num canto.

5) A palavra chorou é repetida na frase: De coração partido, sentou-se num canto e chorou, chorou, chorou... para mostrar que Dumbo estava:

(   ) muito triste         (   ) com muita fome           (   ) com muita raiva

6) Qual o assunto principal do texto?

7) Releia o trecho e encontre as pessoas gramaticais contidas nele.

-Ele não é uma gracinha?- diziam as elefantas ao verem o bebê pela primeira vez.
            Transbordando de orgulho, Dona Jumbo não parava de acariciar seu filhinho com a tromba.



 Ele: (   ) com quem se fala             As elefantas:    (   ) com quem se fala  
        (    ) de quem se fala                                           (    ) de quem se fala
        (    ) quem fala                                                      (    ) quem fala

        Dona Jumbo: (    ) quem fala 
                                 (    ) de quem se fala                                                   
                                 (    ) com quem se fala

9) Observe a frase e as palavras sublinhadas:

-Ei, olhem só o elefantinho com as orelhas grandes!
Gritou um menino que assistia o espetáculo.

a) As palavras grifadas são em sequência :
a.    Adjetivo – substantivo – numeral – artigo definido.
b.    Substantivo – adjetivo – artigo indefinido – artigo definido.
c.    Substantivo – adjetivo – artigo definido – artigo indefinido.